domingo, 2 de agosto de 2009

A importância da Auto-Estima


A forma como nos sentimos acerca de nós mesmos afeta decisivamente todos os aspectos da nossa vida: a forma como agimos no trabalho, nas relações interpessoais, no amor e no sexo; nossos comportamentos como pais e nossas reações aos acontecimentos cotidianos. Todas as dificuldades psicológicas – ansiedade, depressão, medo da intimidade e do sucesso, deficiências de aprendizagem e de desempenho no trabalho, disfunções sexuais etc. – estão relacionadas com a auto-estima negativa. De todos os julgamentos que fazemos, nenhum é tão importante quanto o que fazemos sobre nós mesmos.
Quanto maior a nossa auto-estima, maior a probabilidade de sermos criativos e ambiciosos em termos das experiências que esperamos viver e mais possibilidades teremos de manter relações saudáveis em vez de destrutivas.
Maior também será nossa possibilidade de lidar com as adversidades da vida e de tratar os outros e a nós mesmos com benevolência e boa vontade. É a auto-estima elevada que nos permite sentir alegria pelo simples fato de existirmos, de estarmos vivos.

Um comentário:

  1. Realmete a questão da auto estima é muito importante em todos os meios principalmente na área que atuo. Meu projeto de Intervenção defendi essa causa muito importante na eja. Professora Alessandra - Lages SC

    ResponderExcluir