quarta-feira, 29 de julho de 2009

Educação de Jovens e Adultos

O ser humano, independentemente de sua idade cronológica, apresenta a tendência de aprender com maior facilidade um determinado conhecimento quando ele é apresentado inicialmente de forma mais geral (Ausubel, Novak e Hanesian, 1980; Ausubel, 2003), buscando os conhecimentos prévios de cada pessoa, e em seguida, se desdobrando as idéias mais específicas para ampliar a compreensão.
As pessoas nunca deixam de aprender, mesmo aquelas que deixaram seus estudos quando jovens. A ausência da educação escolar representa uma grande lacuna para o indivíduo e uma perda enorme para a cidadania. Hoje, isso pode ser contornado devido a existir um nível de ensino que se dispõe a trabalhar com essas pessoas que interromperam sua atividade escolar, sendo conhecido como Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A Educação de Jovens e Adultos na atualidade é uma alternativa viável para que as pessoas possam retomar seus estudos e garantir uma formação profissional e intelectual, representando um novo começo (Cury, 2008). Os mesmos autores afirmam que a EJA é um direito de todos aqueles que não tiveram acesso à escola ou mesmo aqueles que não conseguiram completar seus estudos.


In: http://docs.google.com/gview?a=v&q=cache%3AxKlY1D-FwV0J%3Awww.rieoei.org%2Fexpe%2F2612Morais.pdf+como+trabalhar+ciencias+na+eja&hl=pt-BR&pli=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário